quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

TOC humano

Enfim, ACHO que alguém concorda comigo no que vou escrever aqui, não o cristão, nem o budista, etc. Até porque já é de se esperar. Os entendo, sou bem parecida em parte. "Provavelmente você ouviu em algum programa de rádio ou TV ou leu em alguma reportagem de jornal ou revista que lavar as mãos seguidamente, revisar várias vezes as portas, janelas ou o gás antes de deitar, não gostar de segurar-se no corrimão do ônibus, evitar usar as toalhas de mão utilizadas pelos demais membros da sua família, não conseguir tocar com a mão no trinco da porta de um banheiro público, ter medo de passar perto de cemitérios ou entrar numa funerária, de deixar um chinelo virado, assim como outros comportamentos semelhantes, podem, na verdade, constituir sintomas do chamado transtorno obsessivo-compulsivo ou TOC. [...]Medos e preocupações fazem parte do nosso dia-a-dia. Aprendemos a conviver com eles tomando certos cuidados. Fechamos as portas antes de deitar, lavamos as mãos antes das refeições ou depois de usar o banheiro, desligamos o celular antes da sessão de cinema ou verificamos periodicamente o saldo bancário de nossa conta. Esses mesmos comportamentos e preocupações, entretanto, podem se tornar claramente excessivos, quando repetidos inúmeras vezes em um curto espaço de tempo e quando acompanhados de grande aflição. É comum, ainda, pelo tempo que tomam, que comprometam as rotinas e o desempenho no trabalho. Isso configura o que, de forma convencional, chamamos de obsessões ou compulsões, sintomas característicos de um transtorno bem mais comum do que se imagina, o TOC. [...] Manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preo cupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal é a presença de obsessões: pensamentos, imagens ou impulsos que invadem a mente e que são acompanhados de ansiedade ou desconforto, e das compulsões ou rituais: comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, realizados para reduzir a aflição que acompanha as obsessões. [...] Obsessões são pensamentos ou impulsos que invadem a mente de forma repetitiva e persistente. Podem ainda ser imagens, palavras, frases, números, músicas, etc. Sentidas como estranhas ou impróprias, as obsessões geralmente são acompanhadas de medo, angústia, culpa ou desprazer. [...] As compulsões aliviam momentaneamente a ansiedade associada às obsessões, levando o indivíduo a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão.[...] Os dois termos (compulsões e rituais) são utilizados praticamente como sinônimos, embora o termo “ritual” possa gerar alguma confusão, na medida em que praticamente todas as religiões e diversos grupos culturais adotam comportamentos ritualísticos e contagens nas suas práticas: ajoelhar-se três vezes, rezar seis ave-marias, ladainhas, rezar 3 ou 5 vezes ao dia, benzer-se ao passar diante de uma igreja. Existem rituais para batizados, casamentos, funerais, etc. Além disso, certos costumes culturais, como a cerimônia do chá entre os japoneses, o cachimbo da paz entre os índios, ou um funeral com honras militares, envolvem ritos que lembram as compulsões do TOC. Por esse motivo, há certa preferência para o termo “compulsão” quando se fala em TOC." (UFGS)
Cheguei no ponto importante: essa noite andei pensando sobre minhas manias, sempre são relacionadas a ações e "promessas", sempre há um medo e logo um motivo para eu fazer esses tais rituais. Na realidade, a grande maioria da população tem esse TOC, até a questão de "ei, não deixe o calçado virado" é considerado TOC, só que tão sutil que ninguém se atenta a isso, e essa crença é passada de pai pra filho.
Essa noite eu estava ouvindo meu querido Raul Seixas, e numa música ele falava em ir à Igreja rezar, como algo que se ele não faz, ele não vai pro céu. Você nunca percebeu que isso relaciona-se diretamente com um transtorno? Muita gente se disse desgraçada por não cumprir uma promessa, não ir a Igreja, não pagar o dízimo... A gente sabe que na idade antiga a religião foi uma forma de controlar a população, que em sua grande maioria, era ignorante. Hoje as coisas são diferentes, mas nem tanto, nós continuamos fazendo acordos e "contratos" para sermos felizes, nós vemos na religião católica: " se a criança não é batizada ela irá vagar por ai solitária a merçê do diabo". Gente, ainda tem pessoas que acreditam nisso! Eu, particularmente, que não acredito, fui batizada na igreja católica, mas sinceramente, se eu não fosse? Mesmo sendo uma Madre Tereza de Calcutá, eu estaria perdida por causa de um ritual??????? Francamente, por essas e outras que eu, mesmo com minhas loucuras, não quero ter mais uma como essa de seguir uma religião, fazer rituais pra me livrar do inferno, acreditar que alguém me punirá, que está lá em cima só esperando que eu escorregue para ele dar o veredito de CULPADA?! Pra mim, religião, é uma grande desculpa de o ser humano não olhar pra si mesmo, aceditar que ele é o senhor de si, remediar acontecimentos por meio dessa fé que praticamente é paga, para não ter medo da morte inerente, para ter uma desculpa ao se amarrar a bombas e matar pessoas, SIM, EU FUI INSPIRADO. Não meu amigo, você só não tem coragem de admitir suas vontades mais profundas.
por essas e outras, prefiro não pegar mais manias do tipo "não fazer nada no sétimo dia", ir todos os domingos rezar numa igreja, rezar milhares de aves maria e não sei quantos pai nossos...nossa! sem ofender, mas eu não consigo acreditar que isso faça me livrar dos meus erros e 'pecados'. Melhor ter a filosofia: com o tempo você aprende, você cresce e deixa suas bobabens humanas de lado devagar.

Nenhum comentário: